A pessoa do Espírito Santo

Posted: segunda-feira, 8 de novembro de 2010 by FUSÃO in
3

      Quero começar este artigo dizendo que sei ainda muito pouco sobre o assunto que vou abordar, porém é algo que tem abalado as estruturas do meu coração e sei que é isso que o Senhor espera de nós.
      Diante de um contexto onde o objetivo do ser humano é satisfazer suas necessidades e desejos momentâneos, o relacionamento do homem com Deus tem sido muito afetado, resumindo-se a um relacionamento de interesses. Multidões hoje vão às igrejas buscando serem abençoadas por Deus, porém se esquecem de buscar um relacionamento com o Abençoador.
     
     Pela Palavra compreendemos que sempre o Senhor se “esforçou” para manter um relacionamento com Seu povo. No Antigo Testamento observamos que o Senhor falava aos Seus profetas, em seguida, no Novo Testamento, enviou Seu Filho para gerar um relacionamento de contato com a humanidade, entretanto, após a morte e a ressurreição de Jesus, Deus enviou o Espírito Santo para prosseguir com esse desejo de construir um relacionamento com seus filhos. O próprio Jesus declarou que iria junto ao Pai, porém entraria em Seu lugar um outro Consolador (João 14:26).

     Na distinção da Trindade, não temos tanta dificuldade em assimilar a pessoa do Pai e do Filho, e sim a pessoa do Espírito Santo. Quando se fala em Espírito Santo, imaginamos Sua presença relacionada ao fogo, água, nuvem, chuva, tremor, luz, arrepio, sensações estranhas, ou qualquer outro tipo de mover. Não estou negando que o Espírito não se mova dessas maneiras, no entanto são apenas formas com que Ele pode agir. Em muitos casos, O tratamos como um produto que será derramado em um dado momento dos nossos cultos, ou talvez O usamos para nos proporcionar sensações espirituais.

     O Espírito Santo se manifesta de várias maneiras e possui vários atributos, mas Sua pessoa não se resume somente a isso. Ele é a pessoa da Trindade enviada para estabelecer o relacionamento entre Deus e Seus filhos. O Espírito Santo é uma pessoa real e deve ser tratado como tal.

     A Palavra declara em Ef 4:30 que o Espírito Santo tem sentimentos como uma pessoa. Isso nos revela que não devemos ignorar Sua companhia e Sua vontade, e sim tratar Sua presença como merece. Todo relacionamento de intimidade é construída através da forma de tratamento, ou seja, se você deseja ser íntimo de Deus é preciso construir um relacionamento íntimo e intenso com o Espírito de Deus, pela fé, convida-lo a ser seu companheiro diário. Andar no Espírito (Gl 5:16) é permanecer todo o tempo conectado a Ele, buscando ouvir Sua voz, convidando-O a estar junto e ser guiado por Ele(Lc 4:1).
   
     Em I Co
2:10-11 encontramos uma tremenda missão do Espírito Santo: revelar as profundezas de Deus a nós. O servo Jó (Jó 42:5) declara que antes conhecia a Deus só de ouvir, será que isso tem acontecido nos dias de hoje, igrejas cheias de pessoas que só O conhecem de ouvir pregações e testemunhos? Adquirir suas próprias experiências, vivência e conhecimento do caráter de Deus, viver em profundidade e falar de um Deus vivo e real, só acontece através da pessoa do Espírito Santo.

      Aquele que é nascido do Espírito busca as coisas espirituais e pensa nas coisas espirituais em todo o tempo, não vive apoiada na sabedoria humana, nas vãs filosofias, na caducidade da letra, mas em novidade de espírito (Rm7:6).
Há ministros do evangelho dotados de muita informação e pouca ou nenhuma revelação. Um livro pode informar e orientar, porém não pode revelar as profundezas do coração de Deus. Uma pregação ou ensino bíblico pode gerar fé, mas não consegue gerar intimidade com Deus. O único meio de comunicação que tem a capacidade de fazer tudo isso é o relacionamento com o Espírito Santo.

     Viver sem se relacionar com o Espírito é viver longe do Pai, é praticar uma religião sem conhecer o Deus a quem prega, é pensar que está vivo sendo que seu espírito está morto.

Wag Ishii
wagner@ventoimpetuoso.com.br

3 comentários:

  1. Guilherme says:

    waguinho que benção essa palavra. Como é Bom servir a um Deus maravilhosso como esse, que nesse novo tempo em que vivemos o Espirito Santo revele as profundezas de Deus a nós.

  1. joilton says:

    Wag tu ta ligado que vc foi un instrumento de Deus na minha vida neah. meu.. Se não fosse esse Ministério eu nem sabia o que eu estaria fazendo hj..

    meu.. Eu Só Tenho a Agradece a Deus... por tudo o que ele esta fazendo na minha vida... e eu tenho certeza que muitos ainda vao se entregar a jesus por meio de voce..

    Flo Paz*

    God Bless you

  1. Unknown says:

    Ola Vaguinho esta palavra e tremenda,ter intimidade cm o Espirito Santo e maravilhoso em nossas vidas assim achegamos mas perto do Pai.Tenho tido varias esperiencias c Deus e nao a palavras para espressar o q o espirito Santo significa em minha vida. Bjs Luiza